top of page

A SONOPLASTIA NO ESPETÁCULO TEATRAL

         “A sonoplastia é o conjunto de sons vocais ou instrumentais criados para sublinhar ações de uma cena. A música tem função semelhante à iluminação: enfatiza cenas, empresta-lhes maior ou menor conteúdo dramático e enfatizar sentimentos expressos pelos atores” Desvendando Teatro.

 

A sonoplastia no espetáculo teatral tem uma grande importância, sendo hoje muito bem usada, para dar sentido à uma cena quando precisa-se dar algo a mais ao espaço dramático, capaz de preencher buracos. Para isso acontecer é necessário que haja uma certa coerência, dar cena com a sonoplastia.   

Alguns links de pesquisa:

http://ciacarcara.wordpress.com/2012/11/02/a-sonoplastia-no-teatro/ 

http://www.desvendandoteatro.com/componentes.htm 

http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=197 

 

 

ESTUDO SOBRE O USO DE UM PROGRAMA DE EDIÇÃO DE SOM 

Existem inúmeros programas para edição, entre eles foi escolhido o Audacity para falar um pouco dele e apresentá-lo nesse espaço. O Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Com ele, você edita suas músicas, podendo aplicar cortes, copiar e colar recursos (com funcionalidades de desfazer/refazer ilimitadas), mixar faixas e aplicar efeitos na gravação — tudo com muita "audácia"!

O programa também conta com editor de envelope de amplitude, espectrograma e uma janela para análise de frequências e áudio em geral. Alguns dos efeitos incluem reforço nos graves, wah wah e remoção de ruído. O programa suporta plugins VST, os mais utilizados na área da edição de áudio. É muito simples e fácil de usar. Abaixo, segue algumas indicações sobre a utilização das ferramentas.

Go back = retroceder.

Go foward = avançar.

Pause = pausar.

Record = gravar.

Select = selecionar.

Timeline = linha do tempo do arquivo.

Play/stop = iniciar/pausar.

Move = Mover.

Envelope (pinchers) = É como se fosse "pegar". 

 

 

 

A SONOPLASTIA INTERAGINDO COM NOSSO ESPETÁCULO

A Sonoplastia da Cia Teatral Psicose, foi pesquisada e está sendo construída durante os ensaios. Em geral vai ser uma sonoplastia tensa para enfatizar o medo de uns, o suspense que há. Terá também muito elementos de composição, para dar algo a mais ao espaço dramático, para fazer quem está nos assistindo mergulhar no mundo que vamos criar. Nossa linha estética usada foi a naturalista e realista, que destaca o caráter cru dos personagens, e a sonoplastia vai servir para complementar essa perspectiva, interagindo juntamente com a iluminação, cenografia e o figurino, para assim compor uma dimensão significativa e transmitir ao público esse conjunto e montar o quadro do pessimismo que engloba a peça, que desvaloriza os valores burgueses e as crenças religiosas.

 

 

TRILHA SONORA USADA COMO INSPIRAÇÃO

A trilha escolhida para inspirar o processo de criação da sonoplastia, além das trilhas de adaptações teatrais da pela, foi a da própria adaptação cinematográfica da peça As bruxas de Salém. A trilha foi criada por George Fenton, um compositor inglês, nascido no dia  19 de outubro de 1950 (ele tem 63 anos), em Londres, Reino Unido. Ele já foi premiado com um Emmy do Primetime pela Melhor Composição Musical em Série, e foi indicado ao Oscar de melhor banda sonora. A linha estética criada por ele é igual a usada na nossa peça. A trilha sonora foi muito bem utilizada, dando uma estranha sensação de sobriedade. 

 

 

 

Minha experiência como sonoplasta CAMYLA CAVALCANTE

     Primeira vez que tenho contato com o mundo do teatro em geral, principalmente com a sonoplastia. Tá sendo uma experiência única, no começo foi bem complicado, entender realmente o mundo teatral, perceber cada detalhe, cada sonoridade. Cada ensaio foi um descoberta e aprendizado. Acho que o maior desafio foi entender o motivo principal e  a importância da sonoplastia no espetáculo teatral. Importância essa que possibilita a nós espectadores sensações, nos leva realmente para que a peça.  No início tive algumas dificuldades em relação qual linha estética a seria usada, qual música encaixaria na cena. 

    Durante todo o percurso fui aprendendo e errando também, fiz algumas alterações, como a música do tribunal, ajeitar um pouco a música final. Enfim, foi um pouco (MUITO) difícil  mas no final poder ver que deu certo é gratificante. 

SONOPLASTIA DO NOSSO ESPETÁCULO

© 2014 Cia. Teatral Psicose, Orgulhosamente criado por Wix.com

Salém é aqui. A condenação, hoje.

bottom of page