top of page

Vestido de noiva - Nelson rodrigues 

Aluna: Sofia Batista.

 

Vestido de noiva é uma obra de Nelson Rodrigues, artista nacional recifense, que fez sucesso após a publicação desta obra. Essa foi encenada pela primeira vez em 1943 e conta a historia pela mente de Alaíde, personagem principal, que foi vitima de um atropelamento e se encontra em coma tentando reconstituir os fatos de sua morte. O cenário é dividido em três planos: o da realidade, onde Alaíde é atropelada, passa por cirurgia e morre, ou seja, onde os fatos reais que se desenvolvem em volta da morte dela ocorrem. O da alucinação, que é onde Alaíde com ajuda de Madame Clessi, prostituta do inicio do século que simboliza para Alaíde a liberdade feminina, reconstituem os fatos que levaram-na a morte. E o da memoria, que é onde Alaíde relembra fatos de seu passado que a ajudam a decifrar no plano da alucinação o que havia ocorrido.

EM CONSTRUÇÃO.

 

 

 

VIÚVA, PORÉM HONESTA - NELSON RODRIGUES

Aluna: Mayla Agnes.

 

 

A obra que escolhi foi “viúva, porém honesta”, escrita por Nelson Rodrigues, dramaturgo e escritor brasileiro, nasceu em Recife-PE, em 23 de setembro de 1912. Nelson registrou em sua memória todas as lembranças vivadas por ele em sua época, daí então saíram alguns personagens de suas obras literárias. A peça, viúva, porém honesta, foi encenada no ano de 1957.

Retrata a história de Dr. JB De Albuquerque Guimarães, diretor do jornal A marreta, que não consegue convencer a sua filha viúva de 15 anos, Ivonete, a deixar de velar o seu marido já falecido, Dorothy Dalton, um crítico homossexual ex-fugitivo do SAM, o pai com o desejo de solucionar este problema pede ajuda a três charlatões. Dr. Lambreta, um médico que já não está mais com o seu juízo certo, diagnosticou que a jovem estava grávida. Ivonete vai à redação escolher um marido e apaixona-se pelo crítico. Dorothy Dalton é atropelado por um papa filas. Ninguém consegue solucionar o estranho caso então entra em cena o Diabo da Fonseca, que ressucita o falecido para achar uma resposta para a morte. O Diabo após conseguir ressucitar Dalton faz com que Ivonete escape da viuvez precoce. Como recompensa, o demônio acaba casando com a garota.

 

 

 

 

HAMLET - WILLIAM SHAKESPEARE

Aluna: Bruna Rodrigues.

O texto que escolhi é uma tragédia de William Shakespeare, considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos, nasceu em 23 de abril de 1564, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Hamlet é uma tragédia escrita entre 1599 e 1601. A história se passa na Dinamarca, e tudo começa quando um fantasma passa a assombrar os arredores do castelo de Elsinore, mas primeiramente não foi visto pelo príncipe Hamlet (filho do falecido rei), e sim por um sentinela. Logo após, o fantasma do falecido Rei aparece ao príncipe e lhe diz que foi morto por Cláudio, que queria tomar seu lugar e pede vingança. Hamlet começa a ter dúvidas filosóficas e morais, ficando aparentemente louco. A partir dai, a vida de Hamlet se resume em vários conflitos. Em meio a tudo isso, ele passa a ter uma conversa com sua mãe, e acidentalmente mata Polônio, ao invés de Claudio. O Rei Claudio, decide mandar Hamlet a Inglaterra, onde tinha planejado sua morte, porém, o navio em que estava foi atacado por piratas, e ele conseguiu retornar à Dinamarca. Em certo ponto da história, Laerte ganha maior destaque por querer vingar-se de Hamlet pela morte de seu pai, encorajado pelo Rei Cláudio. Começam os duelos e suas armadilhas, envolvendo todos os principais personagens, que acabam morrendo tragicamente.

 

 

 

Romeu e julieta - william shakespeare

Aluna: Ana Luiza Souza Dantas.

 

O texto que eu escolhi foi a clássica tragédia Romeu e Julieta do dramaturgo William Shakespeare. Shakespare nasceu na Inglaterra no ano de 1564, morreu em 1616 e é considerado o mais influente dramaturgo de todos os tempos e o maior escritor inglês. Em Romeu e Julieta, Shakespeare conta a história de um amor proibido.

A história se passa em Verona, onde duas famílias poderosas são inimigas mortais: a família Capuleto e Montecchio. Romeu, filho único da família Montecchio, se apaixona por Julieta, filha única da família Capuleto, que corresponde à sua paixão. Tomados pelo amor, os dois se casam escondidos com ajuda do Frei Lourenço e a Ama de Julieta. Romeu é banido de Verona após um conflito em que mata Teobaldo, um Capuleto primo de Julieta. Ela, por sua vez, se mantém fiel ao seu marido. Mas seus pais querem casa-lá com Conde Páris. Desesperada, Julieta pede ajuda ao Frei Lourenço, que bola um plano para forjar a sua morte e fazer com que ela não se case. Porém, a notícia do plano não consegue chegar até Romeu, que ao descobrir que sua amada morreu, vai até ela e se mata junto ao seu corpo. Julieta ao despertar e descobrir que seu amor morreu, se mata junto a ele. 

 

Aluna: Natália Pereira.

 

 

A obra que escolhi foi Senhora dos Afogados, tragédia do jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues. O anjo pornográfico, como Nelson é reconhecido, nasceu em Recife no ano de 1912 e morreu no Rio de Janeiro em 1980. Escrita em 1947, Senhora dos Afogados, foi censurada e só liberada em 1953. A obra conta a história da família Drummond, na qual, Moema, que gostaria de viver sozinha com o pai, Misael, e por isso matou as irmãs afogadas, planeja uma forma de fazer com que a mãe, D. Eduarda, o traia com o próprio noivo. O noivo e Moema nada sentem um pelo outro, o noivo apenas quer tornar-se amante de D. Eduarda para vingar-se de Misael, seu pai e assassino de sua mãe. Consumado o adultério, Moema induz seu irmão, Paulo, a matar o amante da mãe, e Misael a matar a esposa adúltera. Depois disso, incentiva Paulo a afogar-se no mar. Esquece-se de alimentar a avó que acaba por morrer. Moema alcança seu objetivo, no entanto, seu pai também morre e ela fica sozinha e condenada ao trágico fim.

 

 

senhora dos afogados - nelson rodrigues

Aluna: Isabele Oliveira.

 

Meu texto escolhido foi ‘Sonho de uma noite de Verão' que é uma obra de Shakespeare que nos conta a história de seres mitológicos e fantásticos da antiga Grécia. A história começa quando Egeu quer obrigar a sua filha Hérmia a casar com Demétrio, um homem que ela não ama. Demétrio era o ex-namorado de Helena, a sua melhor amiga e que está ainda amava Demétrio e, por outro lado, Hérmia era apaixonada por Lisandro. Contudo, Hérnia e Lisandro, impedidos de casar por Egeu e ameaçados de morte pela lei ateniense, decidem fugir pela floresta. E é assim que a história se desdobra... ( Em construção) William Shakespeare foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças,3 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do globo, e são encenadas mais do que as de qualquer outro dramaturgo.4 Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias.

EM CONSTRUÇÃO.

 

 

UM SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO - william shakespeare

Aluna:  Maria Jacqueline 

 

Anjo Negro, uma tragédia, de Nelson Rodrigues, que é natural de Recife e nasceu no dia 23 de agosto de 1912, e hoje é um dos maiores dramaturgos brasileiros, suas obras são polêmicas, retratam a realidade da vida, e em anjo negro não é diferente. Tudo começa da seguinte forma: Virgínia fica órfã e vai morar com sua tia e as primas, o noivo da sua prima caçula acaba tendo relações com ela, a prima vê o ocorrido e se enforca. Para se vingar a tia acaba entregando Virgínia a Ismael, que é médico, negro, que tem ódio da sua cor, casa com ela e a estupra diariamente. Virgínia mata todos os seus filhos por serem negros. Elias, irmão de criação de Ismael, branco e cego vai à casa do casal no velório do terceiro filho e tem relações amorosas com Virgínia, que acaba engravidando, consequentemente, Ismael mata Elias. A filha de Virgínia nasce, chama-se Ana Maria, é branca e cega. Aos 15 anos, Ana Maria, revela para sua mãe que ama Ismael, Virgínia fala pra Ismael e diz que se Ana Maria soubesse que ele é negro jamais o amaria e que só ela o ama de verdade. Ismael acredita e eles trancam a menina em um mausoléu de vidro que tem na casa e lá acaba morrendo, e Ismael e Virgínia ficam juntos.

 

 

Anjo Negro - nelson rodrigues

Aluna:  Camyla Cavalcante

 

Esse texto teatral é de Nelson Rodrigues fala de Glorinha que tem 16 anos , e perdeu a mãe assassinada por seu tio Raul. Objeto de desejo do assassino , ela é vigiada arduamente, sob pretexto de proteger sua castidade Mas, conduzida por uma colega de escola que é prostituta, Glorinha acaba conhecendo e se fascinando pelo mundo dos bordéis, ao mesmo tempo em que prepara uma terrível vingança contra o tio Raul.

EM CONSTRUÇÃO.

 

 

 

Perdoe-me por me traíres - Nelson rodrigues

Aluna: Carol Benigno

 

A obra que eu escolhi foi O pagador de promessas, do baiano Dias Gomes. O texto foi escrito em 1959, no contexto de um Brasil muito católico. Trata-se da perseverança de Zé-do-Burro para pagar sua promessa feita a Sta. Bárbara por curar Nicolau, seu jumento de grande apreço. Zé percorre sessenta léguas com uma cruz nas costas e acompanhado de sua esposa, Rosa, até a igreja de Sta. Bárbara mais próxima de sua roça. Entretanto, o padre recusa-se a deixá-lo entrar no templo ao saber que a promessa foi feita num terreiro de candomblé, à Iansã, e não à sua análoga Santa. A ingenuidade do devoto o faz pelejar em sua causa e descuidar-se da mulher, a qual o trai. A repercussão é grande, envolvendo imprensa, comerciantes, capoeiristas, poetas, polícia, e autoridades religiosas. Diante da confusão, Zé arma-se de faca para que não seja levado preso, e no meio do tumulto, ouve-se um tiro. O pagador de promessas entra na igreja, morto sobre sua cruz, levado por todos.

EM CONSTRUÇÃO.

 

 

o pagador de promessas - Dias Gomes

o bem amado - DIAS GOMES

Aluna: Ilanna Chrisley

 

O texto selecionado para análise foi o monólogo "A valsa n° 6", de Nelson Rodrigues. Considerado o mais importante dramaturgo brasileiro, além de jornalista, Nelson Rodrigues causou polêmica e estranhamento com as particularidades de suas peças; o que não poderia deixar de ser o caso de A valsa n° 6, um monólogo intrigante e inusitado.

A peça começa com Sônia, com sua memória comprometida, tentando associar os pedaços de lembranças que restavam em sua mente. “Quem é Sônia?. . .“ “E onde está Sônia?”, esses são os primeiros questionamentos da jovem, regada apenas de um único nome em sua mente conturbada. Durante seus acessos de loucura, Sônia começa a destrinchar os acontecimentos, enquanto incorpora e dá vida aos demais personagens, que aos poucos vão se encaixando  com a história, iluminando as lembranças e esclarecendo os acontecimentos. A obra é extremamente de cunho psicológico, e gira em torno de uma jovem que, após ser brutalmente assassinada, esquece-se de quem é e tenta relacionar os rostos e nomes que inquietam sua mente.

 

 

 

A VALSA N° 6 - NELSON RODRIGUES

sete pecados capitais

ÉDIPO REI - Sófocles

Aluna: Beatriz Castro

 

A obra que escolhi é do dramaturgo grego Sófocles que nasceu perto de Atenas e faleceu em 405 a.C.. “Édipo Rei” foi escrito em torno de 427 a.C. que conta a seguinte história:

Em Tebas, reinavam Édipo, o desvendador do mistério da Esfinge, e a rainha Jocasta. Diante de uma grande epidemia na cidade o rei consulta o oráculo de Delfos e assim descobre que a causa da epidemia é a presença do misterioso assassino de Laio, rei que antecedeu Édipo e primeiro marido de Jocasta. O atual rei Édipo, então, decide investigar a morte do antigo rei para acabar com a peste, mas ele descobre que Laio era seu pai e que ele, Édipo, o havia matado e que estava casado com a própria mãe. Jocasta, desesperada, se mata; Édipo cega a si esmo e parte para o exílio.

 

 

UMA MULHER VESTIDA DE SOL - ARIANO SUASSUNA

Aluna: Luna Carvalho

 

Um livro de Ariano Suassuna. Se passa entre a cerca que separa as terras de  Joaquim Maranhão e Antônio Rodrigues e fala sobre a disputa da mesma.

A História começa com uma passagem do apocalipse sobre a visão de uma mulher vestida de sol, que tinha a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. A história começa com as falas do Juiz e do delegado, que nada mandam, pelo contrário, sentem medo da questão, pois sabe que no final elas serão resolvidas através de conflitos.

Tanto Antônio como Joaquim dizem-se proprietários dos terrenos que são ocupadas por ambos, cada um quer que o outro saia para tomar posse de tudo. Antônio é pai de Francisco, que é apaixonado por Rosa, filha de seu maior inimigo, Joaquim, que é seu cunhado.

Duas famílias com graus de parentescos, inimigas que possuem algo em comum, as terras da família e o amor de Rosa e Francisco, amor impossível, ilusório, que precisa sobreviver, em meio a seca e a guerra.

EM CONSTRUÇÃO.

 

 

A VIDA DE GALILEU - BELTOLT BRECHT

Aluno: Olisuel Fernandes

 

Em determinado momento de sua vida, Galileu é processado pela Igreja Católica por afirmar que a Terra gira em torno do sol. Para se livrar de ser queimado vivo, Galileu nega publicamente a sua descoberta. O autor coloca o leitor pra pensar se vale a pena um cientista abrir mão de seus ideais para deixar o seu legado para a humanidade.

Bertolt Brecht nasceu no Estado Livre da Baviera, no extremo sul da Alemanha, estudou medicina e trabalhou em um hospital como enfermeiro durante a Primeira Guerra Mundial. Depois de terminada a Primeira Guerra Mundial, Brecht mudou-se para Berlim, mas com a eleição de Hitler, ficou exilado em vários países pela Europa até por fim se firmar nos Estados Unidos e ficar conhecido mundialmente pelos seus textos e montagens.

EM CONSTRUÇÃO.

Aluna:  Ravallany Soares

 

O Santa Inquérito conta a história da jovem Branca Dias, que após salvar o Padre Bernardo de um afogamento vê sua vida dar uma reviravolta. Dúvidas, incertezas e algumas intrigas surgem na vida da jovem, e ela mal sabe que tudo vai piorar... Confira o resumo completo em breve!

EM CONSTRUÇÃO.

 

 

 

O SANTO INQUÉRITO - DIAS GOMES

Aluno:  Carlos Roberto

 

Marco António, é um o homem poderoso de Roma, e Cleópatra, rainha do Egito, e eles vivem uma estória de amor Juntos viveram num ambiente de luxo e lutaram por um império e perderam tudo na mítica batalha de Actium. Tudo é contado por Adrian Goldsworthy, tendo por base fontes antigas e evidências arqueológicas, daí tenta nos trazer a verdadeira história destas duas figuras, pensadas no seu tempo e na sua cultura. Ele vai atrás dos fatos por detrás das lendas e mitos, para nos revelar que António não era afinal um simples soldado, aliás tinha pouca experiência militar, mas sim um homem nascido numa família aristocrata, com grande habilidade política. E Cleópatra, a bela e ambiciosa rainha, não era egípcia, mas sim grega. Mas sabia que só uma aliança a Roma a poderia colocar perto do poder. No seu caso seduziu e tornou-se amante de César, primeiro imperador de Roma, e de Marco António. Os dois homens mais poderosos do seu tempo. A história de António e Cleópatra é uma história de uma paixão, de guerra e ambição, uma história de dois animais políticos, numa época em que o mundo estava em grande mudança.

EM CONSTRUÇÃO.

 

 

 

ANTÔNIO E CLEÓPATRA - ADRIAN GOLDSWORTHY

Aluna: Júlia Miranda

O prefeito Odorico Paraguaçu tem como meta prioritária em sua administração na cidade de Sucupira, litoral baiano, a inauguração do cemitério. De um lado é apoiado pelas irmãs Cajazeiras, do outro luta contra a oposição do jornal A Trombeta. Maquiavelicamente o prefeito arma tramas para que morra alguém, sendo sempre mal sucedido. Nem a chegada de um doente moribundo, um tiroteio na praça, um crime e a chegada de Zeca Diabo, um cangaceiro matador, lhe proporcionam a realização do sonho, a inauguração do cemitério. Porém, quando menos se espera, um de seus planos para conseguir um cadáver dar errado, o que acaba custando sua própria vida e com isso ele mesmo inaugura o cemitério de Sucupira.

 

 

 

 

© 2014 Cia. Teatral Psicose, Orgulhosamente criado por Wix.com

Salém é aqui. A condenação, hoje.

bottom of page